www.thomasnilsson.com.br
Caminhos para liberdade e progresso
   
 
   
Sociedade em transformação desfreada
SOCIEDADE E PODER - 04/04/2016

Numa sociedade multicultural, o governo pode utilizar-se do desentendimento entre os agrupamentos distintos para manter-se no poder. Enquanto regimes comunistas incentivam a luta entre classes, o governo multicultural tem inúmeras opções de criar situações e intervir conforme seus interesses de fortalecer o poder. O conglomerado de grupos de opiniões adversas é fácil erodir, manipulando e incentivando intrigas e conflitos no plano horizontal.


Ainda mais se a base principal de união e amortecimento, a família, é extinta. Com o avanço rápido de tecnologia nova não faltarão assuntos para poder desunir e separar tal sociedade  que não tem acesso, ou, nem tempo, ou, condições a analisar as pedaladas e os malabarismos dos líderes.


Os indivíduos da sociedade multicultural vivem, senão em conflitos constantes, muitas vezes atrás de fachadas. Atitudes liberais e tolerância não sempre são verdadeiras, são muitas vezes existindo em prol egocêntrico, senão por acumulação de bens materiais  por procura de reconhecimento. Competição entre colegas, marcação de território entre vizinhos e briga entre casais caracterizam a vida cotidiana mesquinho do mundo democrático multicultural.
 

Atualmente a tecnologia acelera exponencialmente para frente, mas o espírito do ser humano materialist está estagnado, ou até em regresso. No cenário das pessoas desunidas, a tecnologia oferece novos caminhos, delicados, e extremamente difíceis a avaliar. Nem só os leigos como também os professionais e especialistas nas áreas especificas ficam confusos, pois as questões são complexas e envolvem conceitos bioéticos.


Na história humana, até recente, vivíamos em tribos, regiões e nações separadas e distintas, cada organização juntando uma turma aglutinada que na comunidade partilharam os mesmos valores éticos, a mesma cultura e crenças parecidas. Sim, tive entrada de novas culturas também nestas sociedades, mas nos casos que ocorreram rápido, foram classificados como invasão. Aconteceu sim durante guerras e colonização e tive o efeito de deturpação ou extinção da cultura original, raramente beneficiando os nativos.


Mesmo alterada, a comunidade andou em determinada direção, nova, mas ao menos definida e os nativos ou subjugaram-se, ou, fugiram, ou morreram até que o caos transformou-se um nova liderança organizada, com uma nova direção.   Uma sociedade homogênea avança em determinada direção, com um mínimo de conflitos internos. A sociedade multicultural contemporânea carece de definição e os integrantes acabam hibernados em passividade, materialismo e apatia. Mesmo que ela também conta com indivíduos de grande competência, as suas forças são diluídas. Forças aplicadas em inúmeras direções resultam no que avanço? Se as forças são opostas e medem igual, o resultante (a soma) é ZERO!
Copyright © 2017 - Thomas Nilsson - Todos os direitos reservados - info@thomasnilsson.com.br
Visitantes: 11198 - Atualizado: 17-12-2017